Ter uma boa convivência interpessoal é benéfico para qualquer tipo de negócio. Relações interpessoais com fornecedores colaboram para o desenvolvimento de boas práticas comerciais, uma vez que boas estratégias se pautam em boas relações comerciais.
Algumas pessoas costumam não levar em consideração, mas o sucesso do negócio poderá estar atrelado a uma boa gestão da cartela de fornecedores. A partir de benefícios adquiridos, através do setor de compras, é possível transmitir preços melhores e mais qualidade ao consumidor final.
Por outro lado, um bom contato com fornecedores ajuda a fortalecer a imagem e a reputação da empresa, bem como auxilia a gerir novas parcerias para o negócio.
Já parou para pensar na importância de uma boa relação com os fornecedores? Neste artigo vamos apresentar os principais motivos para se manter um bom relacionamento com fornecedores. Confira!
O ideal é que os fornecedores não sejam apenas fornecedores, mas parceiros da sua empresa. Por isso, sempre opte por uma relação de confiança pautada em uma comunicação transparente e real.
Sentimentos de amizade e confiança são fundamentais para qualquer ambiente de trabalho e na relação com fornecedores não é diferente!
Seja transparente com seus fornecedores e informe sobre os seus padrões de qualidade. Isso contribui para que se encontrem as melhores soluções para o empreendimento.
Toda entrega realizada após o prazo cumprido, pode gerar transtornos às partes interessadas. Ocorre que contar com um bom relacionamento com os fornecedores, pode ajudar a evitar esses impasses.
Frisa-se que sempre é bom contar com um contrato mais formalizado, daí trará mais segurança às relações. Uma boa relação ajuda na feitura de um contrato benéfico para ambas as partes e que dificilmente precisará ser executado judicialmente.
Por outro lado, negociar prazos de entrega corrobora para que se evite grande volume de estoque e, consequentemente, perdas/prejuízos. Ademais, um bom relacionamento com os fornecedores contribui para uma boa programação de compras vindouras, evitando-se, assim, crises econômicas, atrasos, mudanças na moeda etc.
Ter uma boa relação com os fornecedores não possibilita apenas a negociação de prazos, mas também até das formas de pagamento.
Contando com uma boa flexibilidade nos pagamentos, o administrador conseguirá organizar mais adequadamente o fluxo do caixa e realizar um melhor planejamento de todo o negócio.
O mercado está cada vez mais concorrido e, por isso, as empresas devem focar na evolução da organização, tendo como cerne o bom relacionamento com os fornecedores.
Desse modo, é importante se atentar para alguns fatores:
1- Boa comunicação: é importante contar com o fortalecimento dos diálogos através de ferramentas comunicativas eficientes. Se achar necessário, realize reuniões, crie informativos, realize visitas técnicas. Enfim, mantenha contato constante com os fornecedores.
2- Pagamento: Não só os compradores apresentam expectativas, os fornecedores também as apresentam. Para isso, é importante existir planejamento financeiro a fim de que os compromissos sejam cumpridos na data pré-estabelecida.
3- Organização: Receber insumos fora da data acordada não é adequado, não é mesmo? Mas também é importante ter empatia pelos fornecedores. Ou seja, sempre tente manter o cronograma organizado a fim de se evitar demandas em cima da hora ou de urgência. É claro que imprevistos acontecem, mas tente evitá-los!
O fornecedor é a pessoa responsável pela entrega dos insumos para seu negócio. E não abrange apenas a matéria-prima utilizada na linha de produção, eles estão presentes até mesmo nos materiais auxiliares usados no dia a dia da empresa.
Por isso, pode-se afirmar que o trabalho dos fornecedores tem influência direta no seu negócio, haja vista que qualquer imprevisto, atraso na entrega, má qualidade refletirá diretamente nos resultados de sua empresa.
Então, o primeiro passo antes de formar aliança com algum fornecedor, é eliminar os maus fornecedores. Aqueles que não entregam matéria-prima de qualidade ou não cumprem prazos, deverá ser eliminado!
Estabeleça um padrão mínimo de qualidade e a partir de então faça uma triagem dos fornecedores que encaixarão nesse perfil exigido. Após isso, deixe que os fornecedores conheçam os processos produtivos da sua empresa e entendam sua real necessidade.
Por fim, é importante ter em mente que não se pode esperar que os fornecedores cumpram tudo que sua empresa exige! Daí a importância de uma relação em que ambas as partes precisam ceder a fim de que se chegue a um consenso, bom para ambos!
Manter um bom relacionamento com os fornecedores, na prática, não é tarefa muito simples. Contudo, é algo essencial para que sua empresa atinja o sucesso esperado e se torne cada vez mais competitiva neste mercado concorrido.
Desse modo, estabelecer alianças é de suma importância para o desenvolvimento do seu negócio. Isso trará maior fortalecimento para sua marca! Não tenha medo, coloque em prática este conteúdo!
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